Translate

Pesquisar noticias

sexta-feira, 13 de maio de 2016

UFC 198: Werdum homenageia mãe de técnico em pesagem emocionante

Mãe do treinador do campeão dos pesados morreu na véspera do evento. Matt Brown rouba cena com gesto obsceno, e Cyborg faz a festa da torcida



Mesmo no palco da pesagem de um dos maiores eventos da história do Ultimate e com a responsabilidade de uma primeira defesa de cinturão nos ombros, o campeão dos pesos-pesados Fabricio Werdum encontrou espaço para fazer uma homenagem e emocionar o público presente à Arena da Baixada nesta sexta-feira. Protagonista do UFC 198 de sábado, o lutador gaúcho prestou tributo a Maria Conceição, mãe de seu treinador, Rafael Cordeiro, que faleceu na véspera, e acabou deixando em segundo plano uma tarde de encaradas intensas, gestos inesperados e show de participação da torcida curitibana.

Werdum saudou o público sorridente, e até soltou a infame "Happy Face", sua careta tradicional, ao subir à balança, mas fez questão de destacar uma tarja preta, de luto, com o nome "Maria Conceição", em sua camisa. Ele explicou a homenagem logo após a encarada contra o desafiante Stipe Miocic.

- Eu prometo para vocês a vitória amanhã (sábado). Meu professor Rafael Cordeiro não pôde estar aqui hoje (sexta), a mãe dele faleceu ontem (quinta), e eu queria mandar um beijo para todas as mães do Brasil e pedir uma salva de palmas para ela - disse Werdum no microfone aberto, sendo prontamente atendido pela plateia.

Como esperado, Stipe Miocic foi vaiado ao entrar no palco. O desafiante, contudo, manteve a compostura e bateu 109,6kg, ficando mais pesado que o campeão Werdum, que marcou 109,1kg. Os dois fizeram uma encarada firme, mas respeitosa. O americano não se incomodou com as vaias do público e ainda os incentivou.
- Vocês são ótimos fãs, podem gritar! - declarou Miocic, gesticulando para que continuassem.

No coevento principal, ficou clara a preferência da torcida curitibana por Ronaldo Jacaré. Seu adversário, Vitor Belfort, recebeu algumas vaias e até alguns gritos isolados de "Uh, vai morrer" ao sair de trás das cortinas. O ex-campeão dos pesos-meio-pesados marcou 83,9kg na balança. Jacaré, por sua vez, estava confiante e deu até uma estrela ao subir ao palco. Ele marcou o mesmo valor que seu adversário. Os dois fizeram uma encarada de longe, mas com olhar duro, e se cumprimentaram ao final.

Ídolo local e ex-campeão peso-meio-pesado do UFC, Mauricio Shogun recebeu muito amor da plateia, mas, como de costume, não empolgou em sua encarada com o americano Corey Anderson. Sua conterrânea e companheira de treinos Cris Cyborg, fazendo sua estreia no UFC, recebeu ainda mais aplausos ao subir ao palco. Irreconhecível e abatida, a lutadora surpreendeu ao bater 63kg, abaixo do peso-casado de 63,5kg para seu duelo. Ela levantou a torcida ao manter um duro olhar em direção a Leslie Smith mesmo quando se virou de frente para a plateia, e só abriu um sorriso e agradeceu o apoio quando a americana se virou e saiu do palco.

O público curitibano deu uma prévia da festa esperada para o sábado e encheu as arquibancadas e cadeiras da arena desde 13h, quando foram abertos os portões. Três horas depois, quando começou a pesagem, o russo Zubaira Tukhugov foi o primeiro a experimentar a fúria da torcida, que o vaiou intensamente. Ele comemorou muito ao bater 66,2kg, mesmo peso registrado por Renato Moicano, seu adversário. As vaias e gritos contra estrangeiros se repetiram por todo o card, com variados níveis de intensidade, de acordo com a fama do lutador.

Se havia alguma dúvida que a antiga rivalidade entre a curitibana Chute Boxe e a carioca Brazilian Top Team poderia resultar em torcida contra Rogério Minotouro, ela foi dissipada com a entrada de seu adversário, Patrick Cummins. Mesmo sendo treinado por Rafael Cordeiro, um dos principais expoentes da CB, o americano foi muito vaiado e ouviu gritos de "Uh, Vai Morrer" ao subir na balança. O brasileiro Minotouro foi bastante aplaudido, e ficou mais leve que o oponente: marcou 93kg, contra 93,4kg de Cummins.

Mas quem roubou a cena na pesagem mesmo foi o americano Matt Brown. Destaque da última luta no card preliminar, o "Imortal" fez gesto obsceno com o dedo médio em riste para a plateia e se pesou de costas para o público. A atitude inflamou a torcida, que o xingou, gritou muito em apoio a Demian Maia, seu adversário, e soltou o tradicional canto de "Uh, vai morrer" para o americano. Brown andou em direção a Maia na encarada, e os dois permaneceram com olho no olho por mais tempo que o habitual, até Brown sorrir e se afastar.

Quem também chamou a atenção na pesagem foi Serginho Moraes. O vice-campeão do TUF Brasil 1 entrou usando uma máscara do personagem de histórias em quadrinhos Pantera Negra - o lutador paulista está tentando emplacar o apelido "Pantera".

"Pilhado", o brasileiro Warlley Alves abriu a pesagem do card principal com uma encarada intensa com o americano Bryan Barberena, talvez a mais quente do evento. O "matchmaker" (responsável pelo casamento de lutas) do UFC, Joe Silva, fazendo as vezes do presidente Dana White (que não compareceu), precisou se antecipar e colocar o braço na frente para impedir que o campeão do TUF Brasil 3 não atropelasse Barberena, que não deu um passo atrás e quase tocou narizes com Warlley.
UFC 198, neste sábado, está previsto para começar às 19h (horário de Brasília), com a primeira luta do card preliminar. O Combate.com fará a transmissão em tempo real do UFC 198 com todos os detalhes, e o Combate transmitirá todas as lutas ao vivo.
UFC 198

14 de maio de 2016, em Curitiba (PR)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h de Brasília):
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Stipe Miocic
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Peso-casado (até 63,5kg): Cris Cyborg x Leslie Smith
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Corey Anderson
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Bryan Barberena
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h30 de Brasília):
Peso-meio-médio: Demian Maia x Matt Brown
Peso-médio: Thiago Marreta x Nate Marquardt
Peso-galo: John Lineker x Rob Font
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Patrick Cummins
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Luan Chagas
Peso-pena: Renato Moicano x Zubaira Tukhugov

Nenhum comentário:

Postar um comentário