Campeão dos pesos-leves da organização treinou em Cingapura com o amigo Chatri Sityodtong, que foi às lágrimas com a homenagem feita diante de todos na academia
Atual campeão dos pesos-leves do UFC, Rafael dos Anjos possui apenas dois cinturões do UFC - cada campeão recebe um a cada conquista ou defesa bem-sucedida do título. O primeiro, conquistado contra Anthony Pettis, está em sua casa, nos EUA. O segundo, recebido após a vitória contra Donald Cerrone, teve outro destino: o tailandês Chatri Sityodtong, seu amigo e dono da academia Evolve MMA, que acompanha o brasileiro desde 2009. Durante os treinos de Dos Anjos em Cingapura, no último mês, o campeão fez uma surpresa, interrompendo uma sessão de manopla para, após um discurso emocionado, dar a Sityodtong, um quadro com o cinturão e uma dedicatória.
- Desde o começo, somente duas pessoas sempre me disseram que eu seria campeão mundial: minha esposa e Chatri. Às vezes você precisa ter ao seu lado pessoas que acreditam mais em você que você mesmo. Foi isso que me ajudou a manter meu sonho vivo e a seguir em frente no pior momento da minha vida, quando fraturei a mandíbula na luta contra Clay Guida e pensei em me aposentar. Chatri tem sido meu irmão, meu mentor, meu professor, meu técnico e meu amigo. Nas piores fases da minha vida, ele sempre esteve ao meu lado. Pensei durante muito tempo em dar algo a ele que expressasse minha gratidão. O que se dá a alguém que já tem tudo? Gratidão, certo? Meu cinturão do UFC representa tudo na minha vida. Por isso eu o dei a Chatri - disse o lutador ao site "Yahoo.com"
Faixa preta de jiu-jítsu, Rafael dos Anjos não mediu elogios a Sityodtong, a quem dá os méritos pelo apoio em sua evolução na trocação. O brasileiro esteve pela primeira vez na Evolve MMA em 2009, após ser derrotado por Tyson Griffin e estar com duas derrotas em duas lutas no UFC, a um passo de ser demitido.
- Eu entrei na Evolve MMA em 2009, logo após a minha derrota para Tyson Griffin, e essa foi uma das grandes razões do meu sucesso e de eu ter conquistado o título mundial. Chatri sempre foi a pessoa mais importante do meu córner. Contra cada adversário, desde 2009, nós sempre conversamos e ele fala sobre a estratégia de luta e o que eu preciso fazer. Na Evolve MMA eu aprendi o muay thai de verdade e me apaixonei por ele. Antes de treinar lá eu não sabia como chutar ou socar direito. Sempre volto para aprender novas técnicas com campeões do mundo todo que estão por aqui.
Em sua página no Facebook, Chatri Sityodtong falou sobre a surpresa e o presente que recebeu do brasileiro.
- Eu quase nunca choro, mas hoje chorei de verdade. Estava puxando as manoplas na Evolve com um de nossos campeões mundiais quando Rafael dos Anjos parou o treino de repente e fez um longo discurso sobre sua vida e sua carreira. Fui pego totalmente de surpresa. Rafa fez um discurso emocionante sobre gratidão por tudo que eu e ele passamos juntos desde 2009. E, como presente por essa longa jornada, ele me presenteou com seu cinturão do UFC. Eu engasguei na hora, e as lágrimas vieram com força aos meus olhos. Comecei a chorar. Para mim, o cinturão não representa nada, porque não fui eu que lutei no octógono para conquistá-lo. Mas, para o Rafa, o cinturão representa a história da sua vida, seus sonhos, seus sacrifícios, suas lágrimas, sua vitória sobre a pobreza e as adversidades, seu espírito indomável e seu coração de ouro. Nunca esperei receber um presente tão precisos, e de tanto valor sentimental. É um dos melhores presentes que eu já ganhei de alguém. Sempre guardarei esse cinturão como síbolo de nossa amizade eterna, Rafa. A verdadeira irmandade nas artes marciais nunca será plenamente compreendida, a não ser que você seja um verdadeiro artista marcial. Os laços que unem os guerreiros são eternos. Obrigado, Rafa, pela bela memória que você deixou comigo. Sou abençoado por te ter na minha vida como meu irmão de guerra. Vamos conquistar mais sonhos juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário