Votação com 200 atletas de MMA de todo o mundo é decidida por um voto e aponta
o russo como vencedor, seguido por Anderson Silva. Jon Jones completa o pódio
Durante anos a pergunta sempre foi feita, e jamais houve um consenso: "Quem é o maior lutador de todos os tempos?". Aproveitando a semana comemorativa das 200 edições numeradas do UFC, o Combate.comfoi a campo e fez uma votação junto a 200 lutadores de todo o mundo. Os atletas opinaram e elegeram, por apenas um voto de diferença, o russoFedor Emelianenko, como o vencedor, com 37 votos. Anderson Silva foi o segundo colocado, com 36, e Jon Jones, o terceiro, com 29. A eleição foi dividida em dois grupos: brasileiros e estrangeiros, com 100 representantes de cada. Queridinhos do UFC nos últimos tempos, Conor McGregor e Ronda Rousey não receberam um voto sequer dos 200 participantes.
Entre os brasileiros, Anderson Silva superou Fedor Emelianenko por um voto (21 a 20). José Aldo apareceu em terceiro lugar, com 12 votos - Jon Jones recebeu nesta lista apenas sete votos. Não faltaram votos nas grandes lendas do esporte no país, como os membros da família Gracie - Hélio, Carlson, Royce e Rickson receberam dois votos cada - Vitor Belfort e Marco Ruas, também com dois votos cada, e João Alberto Barreto, um dos precursores do Vale Tudo no Brasil, e um dos principais alunos de Hélio Gracie, com um voto. Um voto curioso foi dado pela lutadora Poliana Botelho, que entre todos os atletas do mundo em todos os temos, elegeu Cláudia Gadelha como a maior de todos. Apenas um lutador, Bibiano Fernandes, ficou indeciso.
Já entre os estrangeiros, Jon Jones foi o vencedor, com 22 votos, contra 17 de Fedor e 15 de Anderson. Neste grupo, os votos em brasileiros foram mais escassos, e, além de Anderson Silva, apenas José Aldo (2 votos), Rickson Gracie (2 votos), Royce Gracie (1 voto), Mauricio Shogun (1 voto) e Wanderlei Silva (1 voto) foram lembrados. Nesta categoria, o voto curioso foi da mexicana Jessica Aguillar, que elegeu a japonesa Megumi Fuji como a maior. Detalhe: Aguillar já derrotou Fuji duas vezes na careira. Neste grupo, quatro lutadores não quiseram opinar (Alistair Overeem, Dominick Cruz, Luke Rockhold e Tony Ferguson), e três ficaram indecisos (Gegard Mousasi, Ovince St-Preux e Sergio Pettis).
Confira abaixo todos os votos de cada um dos atletas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário